A aposentadoria é esperada por grande parte dos brasileiros, é o momento em que muitos acreditam que vão ter tempo para cuidar de si, viajar… No entanto, essa não é a realidade de muitos e, por isso, é necessário se preparar desde cedo. A qualidade de vida na aposentadoria é mantida não só pelos frutos que plantamos em todos esses anos de trabalho, mas também, pela forma como nos preparamos para este momento.
O primeiro passo é pensar no financeiro, priorizar o pagamento de dívidas e estruturar o planejamento para corresponder à qualidade de vida que você espera. Não somente isso, é preciso ter clareza nos objetivos e ter disciplina para suas finanças não serem uma dor de cabeça. Mas, dinheiro não é tudo. Também é importante cuidar do corpo e da mente. Esportes e exercícios são uma boa forma de manter-se ativo, sempre priorizando sua saúde e procurando os esportes que respeitem o seu corpo e limitações.
Novos hobbys e atividades, além de abrirem a mente para novos talentos e dons, podem trazer melhoras para a memória e coordenação motora. Além disso, estimulam a criatividade e diminuem o estresse. A alimentação também é um ponto que merece atenção, optar pelos alimentos mais saudáveis tem impacto direto na saúde e disposição, o importante é não se deixar abater e acreditar que com pequenos passos, é possível aproveitar cada dia mais a melhor idade.