Todos consomem produtos e serviços que trazem com eles efeitos, como o desmatamento, descarte incorreto de lixo e consumo de agrotóxicos, por exemplo. Mas, algumas pequenas atitudes no dia a dia podem trazer bem-estar ao seu bolso e à saúde, proporcionando uma vida mais tranquila no futuro. Confira algumas sugestões:
Transporte – Muitas pessoas desperdiçam recursos e tempo ao optarem por usar o carro para percorrer curtas distâncias, como ir à padaria, e depois compensam isso se exercitando em uma esteira. Além de gastar combustível e desgastar o veículo, também consomem energia elétrica para mover a esteira. Seria mais eficiente e saudável fazer o trajeto a pé e economizar tempo na esteira.
Outro exemplo simples é o uso desnecessário de elevadores. Em vez de gastar energia elétrica, por que não subir ou descer alguns lances de escada? Além de melhorar a condição física, essa prática também ajuda a economizar eletricidade no condomínio.
Reutilize – Evite comprar outra vez o que você pode consertar, transformar ou reutilizar. Se preferir ter algo novo, veja a possibilidade de doar o que já tem ou vender para conseguir uma renda extra.
Planeje – A impulsividade é inimiga do consumo consciente. Planeje antecipadamente e, com isso, compre menos e melhor. A lista de compras pode ajudar nessa tarefa e evitar que você compre mais do que precisa.
Aparelhos eletrônicos – Cada vez mais, os aparelhos eletrônicos têm se tornado descartáveis. Além de gerar uma quantidade enorme de lixo eletrônico, cada vez que se compra o último modelo de smartphone, o consumidor gasta uma boa quantia de dinheiro.
Responsabilidade social – Em suas escolhas de consumo, evite olhar apenas preço e qualidade do produto. Assim você pode optar por produtos de empresas que tenham responsabilidade com seus funcionários, sociedade e meio ambiente.