Quantas vezes adiamos algo por achar que seria uma atividade demorada e então percebemos que bastava começar e o desenrolar que ficava tranquilo? A mesma coisa acontece com as finanças pessoais. Veja abaixo quatro dicas para você começar hoje mesmo:
1. Analise quanto você ganha e quanto você gasta por mês
Antes de tudo você precisa descobrir exatamente quanto você está gastando por mês. Para isso, você poderá usar uma planilha, aplicativos de controle financeiro ou até anotar em um caderno. Coloque todas as despesas do mês, como: alimentação, saúde, água, luz, telefone, parcelas a pagar, lazer, entre outros. O que vale é ter tudo registrado!
2. Avalie e corte gastos supérfluos
Coloque as suas despesas essenciais como prioridade, como por exemplo, alimentação, saúde, moradia… E então, os gatos não tão essenciais podem ser reduzidos. Como entretenimento e lazer, por exemplo.
3. Peça descontos
Quando comprar algo à vista sempre peça desconto, pois normalmente as lojas dão alguma porcentagem de desconto para os pagamentos em dinheiro. Por mais que seja pouco, sua carteira agradece!
4. Guarde dinheiro
Tente guardar pelo menos 10% do seu salário. Para te ajudar tenha uma meta definida. Com esse dinheiro guardado, você terá uma segurança maior em caso de urgências.
Tudo fica mais fácil quando se torna um hábito. O resultado virá com o tempo.