Para fazer uma boa aplicação, é preciso conhecer verdadeiramente as formas de investir dinheiro e aceitar que há sempre mais a aprender. Para ajudar a manter os pés do chão na hora de entrar para o mundo dos investimentos, veja os principais erros que você não deve cometer:
Falta de planejamento – A falta de planejamento é o pior erro que um investidor pode cometer. É preciso ter visão estratégica e conhecer os objetivos pelos quais você pretende investir, antes de tomar qualquer decisão. As chances de perder com o investimento são maiores quando não se sabe onde quer chegar. Por isso, é importante ter um alvo. Assim a aplicação financeira será apenas um veículo utilizado para alcançar seu objetivo.
Investir em renda variável com dinheiro que não se pode perder – É óbvio que você não vai colocar na bolsa de valores o dinheiro de pagar as contas de água, luz, escola das crianças, etc. Parece óbvio, mas têm muitas histórias de terror de gente que perdeu tudo o que tinha na bolsa e que ficou inclusive devendo para o banco/corretora. Por favor: coloque na bolsa apenas dinheiro que se você perder 60%, isso não vai te incomodar.
Tentar acertar o “momento da bolsa” e o “momento da renda fixa” – Não existe “momento da renda fixa” e “momento da bolsa”. Essas coisas geralmente vêm à tona depois de euforias tanto na renda fixa quanto na bolsa. É extremamente comum ler e ouvir diversos argumentos sobre por quê agora é o melhor momento de entrar na bolsa ou na renda fixa. Não dê ouvidos. É difícil? Sim. Mas faça um esforço, para o bem da sua carteira. O melhor mesmo que você pode fazer é ter um pouco de dinheiro em renda fixa e um pouco de dinheiro em renda variável. Assim você não fica de fora de nenhum “momento importante”. Por isso diversificar é tão legal. Além do mais: se você errar o “momento”, ao ter uma carteira diversificada você não perde muito.
Não diversificar os investimentos – Uma das melhores maneiras de investir dinheiro com baixo risco é por meio da diversificação dos investimentos. Assim, você diminui riscos e tem a possibilidade de alcançar lucros maiores. Portanto, diversifique sua carteira de investimentos e não deixe de acompanhá-la constantemente.
Esquecer de acompanhar os investimentos – O investidor deve sempre acompanhar seus investimentos e estar atento aos detalhes da sua carteira de investimentos. Esse ponto é importante, não porque você pode ser passado para trás, mas porque um bom investidor sempre conhece suas finanças. Hoje em dia existem aplicativos para investidores que facilitam todo o processo. Além de simplificar o planejamento e o controle financeiro, é possível realizar investimentos através desses aplicativos.
Desistir de investir dinheiro – Sabemos que os investimentos não são fáceis e que demandam certo tempo e energia. Por isso, muitos investidores desistem nos primeiros anos. Mas, a dica que vamos lhe dar agora é: não desista! Continue estudando, pois apenas com persistência é possível alcançar seus objetivos e ter um bom patrimônio para poder parar de trabalhar. O processo de investimento é apenas um meio e ele justifica o fim.