Quando pensamos no planejamento financeiro para o futuro, normalmente a previdência complementar é a alternativa mais lembrada. O que algumas pessoas não sabem é que, além de garantir as reservas financeiras de longo prazo, um plano de previdência também pode proteger contra eventos que impossibilitem o trabalho e proporcionar segurança patrimonial aos familiares.
Tudo isso pode ser feito por meio de uma Cobertura de Risco. Essa cobertura pode garantir a segurança financeira de familiares e dependentes caso o titular da previdência venha a faltar. Ou melhorar significativamente a renda, nos casos de invalidez total e permanente, o que trará mais suporte financeiro em uma situação tão difícil que pode exigir mais cuidados médicos.
Como funciona a Cobertura de Risco?
A Cobertura de Risco – também chamada de proteção familiar – é uma espécie de seguro que pode fazer parte da previdência complementar. Ela pode garantir indenização por invalidez e melhorar a renda complementar do titular do plano, ou aos seus familiares e beneficiários no caso de pensão por morte.
Elas têm o objetivo de complementar o planejamento previdenciário. Isso é muito importante, pois ao mesmo tempo em que lidamos com uma expectativa de vida maior, precisamos nos proteger financeiramente de percalços na economia.
É importante lembrar que as duas situações só ocorrem no caso do participante estar aposentado por invalidez no INSS e desligado da patrocinadora e no caso de pensão por morte, o beneficiário precisa ser reconhecido como pensionista do INSS. A renda complementar do CIASCPREV é uma renda complementar ao INSS.
Tipos de Cobertura de Risco
Os planos de Cobertura de Risco podem oferecer pensão por morte e renda por invalidez. Confira a seguir:
– Renda por invalidez: aqui é o próprio beneficiário quem recebe os recursos no caso de invalidez total e permanente ocorrida durante o período de cobertura.
– Pensão por morte: o beneficiário pode indicar menores de idade (filhos ou dependentes econômicos para fins de Imposto de Renda) para que recebam uma pensão temporária. Já para o cônjuge, essa pensão pode ser vitalícia. Lembrando que os beneficiários devem ser reconhidos como beneficiários do INSS.
A Cobertura de Risco do Plano CIASCPREV
Atualmente, o valor do capital segurado é de 31 vezes o salário, com um teto de pagamento de até R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais). O valor pago mensalmente para essa cobertura, também é patrocinado pelo CIASC, ou seja, a empresa divide esse custo mensal com o Participante.
No plano CIASCPREV, a Cobertura de Risco não é optativa, ou seja, todos que fazem parte do plano estão realizam o pagamento e estão cobertos por esta proteção.
No momento, como uma cortesia da contratação em grupo, a DATUSPREV oferece o auxílio funeral no valor de R$ 7.000,00 (sete mil reais), para o Participante e sua família (cônjuge e filhos). O valor da Cobertura de Risco, também é somado como uma contribuição no Informe de Rendimento dos Participantes. Desta forma, você está coberto e pode deduzir na sua declaração anual de Imposto de Renda.